Sete Dias Indica

Stranger Things  - A temporada mais madura

As crianças não são mais crianças e os desafios também exigem mais delas

15/07/22 - 16:47

Por Sétima Arte

imagemWellberty Hollyvier D’Beckher
Formado em artes cênicas pela UFMG, pela faculdade do Rio de Janeiro em crítica e análise de filmes, além de cinéfilo desde os 10 anos de idade.
 

Antes de qualquer coisa é preciso dizer que aquelas crianças que começaram a série lá em 2016, cresceram, agora são adolescentes, a ainda o fato que dentro da série se passaram  seis meses, entre a terceira e a quarta temporada, mas no mundo real passaram três anos, e na idade dos protagonistas é  muita coisa. Eles mudaram bastante neste tempo, a de se levar em conta a pandemia que pararam as filmagens, na terceira temporada são pré-adolescentes, na quarta são adolescentes, não havia o que fazer.

Mas para os irmãos Duffer, criadores da série o este tempo foi bom, tiveram tempo de trabalhar mais no roteiro, não que fossem ruins, longe disso, mas agora está ainda melhor, a série sempre flertou com o terror, mas agora meteu o pé na porta e abraçou o gênero, é terror da melhor qualidade. Vecna, o vilão desta temporada, é o mais assustador de todas as temporadas, é preciso ressaltar que os vilões, Devorador de Mentes, Demongorgon, Vecna, tem esses nomes porque os protagonistas deram, baseados no jogo de RPG Dungeons & Dragons popular nos anos  80, e que os jovens da época jogavam muito. Confesso que eu também joguei bastante!

imagem
Esta quarta temporada é a mais rica narrativamente, nossos protagonistas se separam, Joyce (Winona Ryder) mãe de Will (Noah Schnapp) vai para União Soviética tentar resgatar Hopper (David Harbour), que está em prisão soviética; Jonathan (Charlie Heaton), Will e Mike (Finn Wolfhard) vão tentar resgatar Elevem que mais uma vez está nas mãos do Dr. Martin ( Matethew Modine), que tenta recuperar os poderes da garota.

Enquanto isso em Hawkins, o terror toma conta da cidade, pessoas são assassinadas cruelmente sem explicação. Então Dustin (Gaten Matarazzo), Lucas (Caleb McLaughlin) Max (Sadie Sink), Nancy (Natalia Dyer) e Steve (Joel Keery) descobrem que Vecna é o responsável pelas mortes e, quando um deles é diretamente afetado pelo vilão, tentam de toda forma salvar a pessoa ameaçada e voltam ao mundo invertido. E a forma de salvar essa pessoa é no mínimo, inusitada.

A Netflix que não é boba separou a quarta temporada em duas partes, a primeira com sete episódios. lançados no início de junho, e a segunda parte com dois episódios lançados em  julho. A primeira parte é excelente, com roteiros bem amarrados e ganchos ótimos, a separação dos protagonistas em três grupos funciona muito bem, os novos personagens são bem fundamentados, tudo fluiu perfeitamente, a mistura de terror, suspense, road movie e drama são bem encaixados. O sétimo episódio é o melhor de todos os 34 da série, é uma aula narrativa, brilhante.

A segunda parte com dois episódios, sendo o último com duas horas e vinte e dois minutos de duração, são bem interessantes. É claro que não vou dar spoiler aqui, o que posso dizer que a batalha final e seus desdobramentos, são de cair o queixo. Acho que o último episódio poderia ter meia hora a menos, sem prejuízo a trama, mas os irmãos Duffer queriam fazer um filme dentro da série, e foram felizes, embora longo, o episódio é muito bom.

As crianças não são mais crianças, e os desafios também exigem mais delas Esta quarta temporada é sombria, com paletas de cores mais escuras, a maioria das cenas importantes acontecem a noite, a trilha sonora com clássicos dos anos 80 é um deleite, os figurinos, penteados, adereços, tudo isso é muito bem feito. Quem viveu os anos 80 sabe o que estou dizendo, inclusive umas das cenas mais emblemáticas da série não estava no roteiro, foi adicionada depois. Trata-se da cena em que Eddie (Joseph Quinn) interpreta um versão de Master of Puppets do Metallica, que em especial se tornou a preferida de vários fãs da série.

Para fechar, gostaria de dizer que Stranger Things é uma série única, conseguiu ser melhor a cada nova temporada. E ela terá a última temporada, ainda sem data de estreia, e os irmão Duffer terão a difícil e ingrata missão de superar esta quarta temporada. Será que vão conseguir?

A série pode ser vista na Netflix, nota da quarta temporada 9/10

Sétima Arte

Sétima Arte

Veja Mais